Universo Gambiarra lança novas HQs e contos futuristas em evento na Biblioteca Marques Rebelo, no Rio de Janeiro

Lançamento do Universo Gambiarra traz versão cyberpunk do Rio de Janeiro

O projeto Universo Gambiarra lança no próximo sábado, dia 29 de junho, na Biblioteca Marques Rebelo na Tijuca, novas HQs, contos e uma versão digital do livro de jogo rápido do RPG do universo. A proposta imagina uma versão futurista e distópica do Rio de Janeiro, trazendo elementos cyberpunk para a cidade. Além disso, o projeto conta com um média-metragem bem sucedido no Youtube e diversos quadrinhos e contos online.
Programação
No evento de lançamento, que terá início às 9h, haverá sorteio de quadrinhos, uma mesa teste do jogo de RPG e uma mesa redonda mediada pelo roteirista Ulisses Mattos. Participarão da mesa redonda Gustavo Colombo, um dos autores do projeto, Marcela Baptista, produtora do Universo Gambiarra, Rapha Pinheiro, editor dos quadrinhos, e Calvin Semião, editor do livro de RPG. O evento também incluirá a exibição do média-metragem “Gambiarra: O HD de Espadas” e imagens do novo longa-metragem “Gambiarra: Uga Uga Show”.
As obras
No dia do lançamento, serão apresentadas três histórias em quadrinhos da série “Gambiarra: Botecos&Esquemas”, que compõem o arco “O Dilema da Coxinha”. A trama acompanha os personagens Yan e Flaneur em uma série de eventos envolvendo criptomoedas e entregas de supermercado. Além dos quadrinhos, serão lançados três contos que exploram histórias paralelas dos personagens. O livro de jogo rápido do RPG, que utiliza o sistema Year Zero, também será apresentado no evento.
Cyberpunk e o Universo Gambiarra
O Universo Gambiarra segue a estética do gênero cyberpunk, que explora um futuro distópico com alta tecnologia e baixa qualidade de vida. O projeto traz elementos específicos do Rio de Janeiro, incluindo gangues, guerras religiosas e uma visão crítica da sociedade. O universo do Gambiarra reflete a realidade de cidades de terceiro mundo, como Rio e São Paulo, acrescentando particularidades locais e religiosas ao cenário cyberpunk.
Financiamento
Os quadrinhos e contos do Universo Gambiarra foram contemplados no edital 2022 do FOCA, programa de fomento cultural da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro. O RPG e o média-metragem foram financiados pela Lei Municipal de Cultura, assim como o longa-metragem em pós-produção, que recebeu investimento da RioFilme.
Serviço:
Evento Gratuito
Lançamento – Sábado (29/06) – de 9h às 13h
Biblioteca Municipal Marques Rebelo – Rua Guapeni, 61 – Tijuca
(Próximo à estação de metrô Saenz Peña)