DestaqueSenado Federal

Senado realiza sessão especial para celebrar os 168 anos do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal.







Sessão Especial no Senado em Homenagem ao Corpo de Bombeiros Militar do DF

O Senado realiza na segunda-feira (1°), às 10h, sessão especial em celebração aos 168 anos do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF). A data comemorada remete à criação da corporação no país, em 2 de julho de 1856, quando a capital federal ficava no Rio de Janeiro.

A sugestão da homenagem foi feita pela senadora Leila Barros (PDT-DF). Ela afirma que o Corpo de Bombeiros Militar tem desempenhado papel crucial na segurança e na defesa civil desde a sua criação.

“O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal tem uma história rica e remonta à sua criação em 1856, no Rio de Janeiro, por decreto do Imperador Dom Pedro II […] Após a transferência da capital para Brasília, a corporação foi instalada no novo Distrito Federal”, afirmou a senadora no pedido.

Leila ressaltou que o CBMDF desempenha “um papel fundamental em situações de emergência, resgate e prevenção de acidentes, demonstrando coragem e profissionalismo”.

Também assinaram o requerimento os outros senadores da bancada do Distrito Federal, Izalci Lucas (PL) e Damares Alves (Republicanos), além dos senadores Chico Rodrigues (PSB-RR), Esperidião Amin (PP-SC) e Marcos do Val (Podemos-ES).

História

Um decreto de Dom Pedro II estabeleceu, em 1856, a criação do Corpo Provisório de Bombeiros da Corte sob a jurisdição do Ministério da Justiça (Decreto 1.775, de 1856). Depois, a mudança da capital federal garantiu a transferência para Brasília de militares bombeiros, que continuaram a serviço da União.

De acordo com informações disponibilizadas pelo CBMDF, o primeiro grupo vindo do Rio de Janeiro só chegou a Brasília em 1964. Mais tarde, em 1966, um decreto regulamentou e determinou a criação do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal (CBDF) em Brasília (Decreto-Lei nº 9, de 1966). No ano seguinte, o último contingente chegou à capital vindo do Rio.

Em 1971, por meio de decreto, foi reafirmada a condição de militar ao Corpo de Bombeiros do DF (Decreto 68.336, de 1971).

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo