Agência BrasilDestaque

Restaurante popular de Porto Alegre retoma atendimento gratuito com entrega de marmitas a partir desta quinta-feira

O restaurante popular do centro de Porto Alegre (RS) está de volta a partir desta quinta-feira (27), oferecendo refeições gratuitas e nutritivas para a população de baixa renda, vulnerável socialmente e em situação de insegurança alimentar e nutricional. O espaço conta com acompanhamento nutricional, cardápio balanceado e variado, visando promover uma alimentação adequada e saudável para esse público.

Nesta primeira fase, o atendimento será realizado por meio da entrega de marmitas no horário do almoço a partir das 11h. A prefeitura de Porto Alegre estima que em breve será possível reabrir completamente o local para refeições no local, aguardando a chegada de novos equipamentos de cozinha comunitária e mobiliário, como buffet e mesas, que foram adquiridos para substituir os danificados pela enchente do lago Guaíba em maio.

O restaurante popular do centro de Porto Alegre, localizado na rua Garibaldi, 461, é o maior dos seis restaurantes populares coordenados pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS) da cidade, distribuídos em diferentes regiões. Além do restaurante central, outros restaurantes populares na capital do Rio Grande do Sul abrem para o almoço das 11h às 13h, de segunda a sexta-feira, em locais como Vila Cruzeiro, Lomba do Pinheiro, Restinga e Rubem Berta.

Para ter acesso aos restaurantes populares em Porto Alegre, é necessário estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal, o CadÚnico. Caso o cidadão não possua cadastro, é possível solicitá-lo no momento da visita.

Além da reabertura do restaurante popular em Porto Alegre, 21 voluntários de diversas partes do Brasil irão para Canoas (RS) para compor a Força de Proteção do Sistema Único de Assistência Social (ForSUAS). A Força do SUAS é responsável por inscrever no CadÚnico pessoas em situação de vulnerabilidade, atualizar cadastros e fornecer informações sobre programas sociais. Os voluntários são de estados como Ceará, Paraná, Rio Grande do Norte, Santa Catarina e do Distrito Federal, e serão distribuídos em municípios gaúchos para realizar esse trabalho essencial.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo