DestaqueUOL

Número de migrantes na fronteira entre EUA e México cai mais de 40% com ordem executiva de Biden




Redução no Número de Migrantes na Fronteira EUA-México

A Casa Branca informou nesta quarta-feira (26) que o número de migrantes interceptados na fronteira entre Estados Unidos e México diminuiu em mais de 40% desde o início de junho, como resultado de uma ordem executiva imposta para limitar esse fluxo.

De acordo com o comunicado oficial do governo americano, a redução atual representa o menor nível de migrantes interceptados desde 17 de janeiro de 2021.

A ordem executiva foi assinada pelo presidente Joe Biden em 4 de junho e estabelece que a fronteira com o México pode ser fechada para solicitantes de asilo caso a média diária de chegadas de migrantes em situação irregular ultrapasse 2.500 em um período de sete dias.

Esse limite é significativamente menor do que a média registrada anteriormente – em abril, por exemplo, ocorreram 4.300 travessias por dia.

O comunicado também menciona que a fronteira será reaberta duas semanas após o número de chegadas cair abaixo de uma média diária de 1.500 em sete dias.

O decreto prevê exceções para crianças desacompanhadas, vítimas de tráfico de pessoas e pessoas com visto americano, entre outros casos. Além disso, endurece os critérios para avaliar as solicitações de asilo e favorece as deportações aceleradas.

Desde a implementação da ordem, mais de 24 mil pessoas foram repatriadas para cerca de 20 países, através de mais de cem voos internacionais de repatriação.

O anúncio ocorre um dia antes do primeiro debate presidencial entre Biden e seu antecessor e rival do Partido Republicano, Donald Trump, marcado para esta quinta-feira (27). A expectativa é de que a migração seja um dos temas centrais do evento.

Os republicanos acusam Biden de não agir o suficiente para conter a chegada de migrantes, enquanto o democrata responde afirmando sua recusa em politizar o tema migratório e acusando Trump de sabotar tentativas de encontrar soluções bipartidárias.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo