Agência BrasilDestaque

Ministério da Saúde prorroga inscrições para Programa Mais Saúde com Agente até segunda-feira (1º) alcançando mais de 135 mil inscritos.

O Ministério da Saúde decidiu prorrogar o período de inscrições para o Programa Mais Saúde com Agente, destinado a gestores comunitários de saúde e de combate às endemias, até a próxima segunda-feira (1º). Através do endereço eletrônico disponível no site oficial do programa, os interessados podem se inscrever para uma das 180 mil vagas disponíveis em todo o país. Até o momento, mais de 135 mil inscrições já foram registradas, com 99.769 agentes comunitários de saúde (ACSs) e 35.540 agentes de combate às endemias (ACEs) participando.

O objetivo do programa é oferecer melhores condições para que os agentes analisem as informações coletadas nas residências e em seus territórios de atuação, além de orientar a população, visando aprimorar a qualidade da atenção primária e fortalecer a vigilância em saúde. O Ministério da Saúde ressaltou que apenas inscrições completas serão consideradas, sendo importante verificar a mensagem de validação do cadastro. Para agentes de saúde do Rio Grande do Sul afetados por enchentes, está previsto um segundo período de inscrição.

O Programa Mais Saúde com Agente tem como propósito ampliar as capacidades de acolhimento no atendimento às populações vulneráveis, buscando equidade de gênero, raça e etnia, saúde mental e cuidado de pessoas com problemas relacionados ao uso abusivo de álcool e outras drogas. Segundo o ministério, essa é uma estratégia de atendimento mais humanizado e assertivo no Sistema Único de Saúde (SUS).

Os agentes comunitários de saúde realizam ações de prevenção de doenças e promoção da saúde, incluindo visitas domiciliares, orientação das comunidades, registro de informações, educação em saúde e encaminhamento ao SUS. Já os agentes de combate às endemias atuam na prevenção de doenças relacionadas ao ambiente, como dengue, leishmaniose e raiva, identificando e eliminando focos de transmissão, além de orientar a população e encaminhar casos suspeitos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo