DestaqueUOL

Lula insiste em falta de pedido de desculpas de Milei antes de encontro no Mercosul em Assunção na próxima semana




Presidente Lula aguarda pedido de desculpas de Milei para encontro na cúpula do Mercosul

Em entrevista exclusiva ao UOL, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva insistiu que não teve ainda uma conversa com o argentino Javier Milei por conta da ausência de um pedido de desculpas por parte do presidente do país vizinho.

Mas os dois estarão frente a frente na próxima semana, quando o Mercosul realiza sua cúpula em Assunção. O encontro está marcado para ocorrer nos dias 7 e 8 de julho.

Milei, ainda durante a campanha eleitoral na Argentina, ofendeu o brasileiro. Ao vencer a eleição, tentou uma reaproximação e chegou a enviar uma carta convidando Lula para a posse. Mas o Palácio do Planalto considerou que, sem um pedido formal de desculpas, não existia motivo para fazer a viagem. Nesta quarta-feira, Lula insistiu que a exigência continua vigente.

No centro de uma polêmica diplomática, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva aguarda um gesto de reconciliação por parte de Javier Milei, presidente da Argentina. O impasse entre os líderes dos dois países tem impedido um encontro direto entre eles, mas a oportunidade de diálogo se apresentará durante a cúpula do Mercosul, que acontecerá em Assunção nos dias 7 e 8 de julho.

Os desentendimentos entre Lula e Milei remontam à campanha eleitoral na Argentina, quando o argentino proferiu ofensas ao brasileiro. Mesmo após a eleição, Milei tentou uma reconciliação enviando um convite para a posse, porém o Palácio do Planalto condicionou a presença de Lula à um pedido formal de desculpas do presidente argentino.

Em sua entrevista ao UOL, Lula reiterou que a exigência de um pedido de desculpas permanece válida e que aguarda a manifestação de Milei para que possam se reunir durante a cúpula do Mercosul. A expectativa é de que um gesto de reconciliação possa abrir as portas para um novo capítulo nas relações diplomáticas entre Brasil e Argentina.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo