Inadimplência no Brasil cai em maio e representa menos 884 mil nomes no cadastro, aponta Serasa.

Indicador de Inadimplência no Brasil Apresenta Queda em Maio
Após dois meses de alta, o principal indicador de inadimplência do Brasil registrou uma nova queda. De acordo com o Mapa da Inadimplência e Negociação de Dívidas da Serasa, divulgado recentemente, o mês de maio apresentou 72,5 milhões de brasileiros inadimplentes, o que representou uma redução de 1,20% em relação a abril. Essa diminuição significativa resultou em 884 mil nomes a menos no cadastro de negativação.
O volume total de dívidas dos brasileiros também caiu em maio. Em comparação com os indicadores de abril, o mês registrou uma queda de 1,3 milhão de débitos, totalizando 273 milhões de dívidas, cujo valor soma R$394 bilhões.
A gerente da plataforma Serasa Limpa Nome, Aline Maciel, explicou que essa é a segunda queda do ano e que fatores como a injeção de dinheiro no mercado com o início do calendário de restituição do imposto de renda podem ter contribuído para esse impacto. Aline destacou que o pagamento do imposto de renda foi usado principalmente para quitar dívidas, o que indica boas perspectivas para o cenário econômico.
Cenário no Rio de Janeiro
No Estado do Rio de Janeiro, foram registrados 7.459.452 inadimplentes, com um ticket médio de R$1480. A maioria dos inadimplentes é composta por mulheres (51,8%) e homens (48,2%), sendo a faixa etária mais comum entre 41 e 60 anos (35,5%). Os setores com maior concentração de inadimplência são utilities, bancos/cartões e financeiras.
No Brasil, Serviços Registra a Maior Alta
O segmento de bancos e cartões de crédito continua sendo um dos principais motivadores do endividamento, porém, houve uma queda percentual em relação ao mês anterior. As contas básicas de água, luz e gás natural representam 22,13% das causas das dívidas. O setor de serviços foi o que mais cresceu em maio, passando a representar 11,86% das causas de dívidas.
Para negociar as dívidas, a plataforma Serasa Limpa Nome oferece mais de 700 empresas parceiras e 550 milhões de ofertas disponíveis. Os consumidores podem realizar acordos e ter seus nomes limpos de forma rápida e segura, sem sair de casa e utilizando o Pix como forma de pagamento.
Como Negociar suas Dívidas
1º Passo – Baixe o app da Serasa: Faça o download do aplicativo da Serasa no celular, digite o seu CPF e preencha um breve cadastro.
2º Passo – Escolha a oferta: Selecione a opção “Ver ofertas” e escolha a condição de pagamento desejada.
3 º Passo – Revise e finalize o acordo: Escolha a opção de pagamento e revise os detalhes antes de concluir o acordo.
4º Passo – Faça o pagamento do acordo: Realize o pagamento conforme as condições acordadas.
Essas medidas podem ajudar os brasileiros a regularizarem sua situação financeira e contribuir para a retomada da economia do país.