DestaqueDiário do Rio

Exposição “Primeiro de Março 66 – Arquitetura de Memórias” celebra 35 anos do CCBB com resgate da trajetória histórica.








Exposição CCBB – 35 Anos de Memórias

Interior do Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB) no Centro do Rio / Reprodução

Em comemoração aos 35 anos de funcionamento, o Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB) inaugura no dia 29 de junho a exposição “Primeiro de Março 66 – Arquitetura de Memórias”. A mostra, sob a curadoria do antropólogo e fotógrafo Milton Guran, propõe a reconstituição da trajetória histórica e arquitetônica do icônico prédio, desde o século XIX até sua atual vocação como espaço cultural. A exposição permanecerá em cartaz até 16 de dezembro deste ano, no quarto andar do CCBB.

Para enriquecer o contexto histórico do prédio, o curador utilizou diferentes expressões artísticas, como vídeos, fotografias antigas, ensaios fotográficos, documentação iconográfica, depoimentos, mobiliário e outras obras.

O Arquivo Histórico do CCBB disponibilizará fotografias contextualizando o edifício no cenário da Rua Primeiro de Março, além de registros fotográficos dos detalhes arquitetônicos e dos espaços que compõem o Centro Cultural, como galerias, teatro, museu e cafeteria. Também serão expostas fotos históricas da inauguração da sede do Banco do Brasil, em 1926.

A renomada artista visual Moara Tupinambá apresentará um ensaio exclusivo criado especialmente para a exposição, com base em imagens do Arquivo Histórico do BB. A mostra contará ainda com ensaios inéditos de três fotógrafos contemporâneos: AF Rodrigues, Thais Alvarenga e Bruno Bou Haya, cada um abordando uma perspectiva única do centro cultural. Uma intervenção fotográfica de Thiago Barrosa, acompanhada por uma trilha sonora exclusiva do compositor Marcos de Souza, também estará em exposição.

Paralelamente, será lançado um livro com todo o conteúdo da exposição em comemoração ao aniversário do CCBB. A obra contará com textos complementares de especialistas como o historiador Luiz Antônio Simas, a professora Maria Inês Azevedo e o arquiteto José Pessoa.

Serviço:

Exposição: De 29 de junho a 16 de dezembro de 2024

Entrada gratuita – Retire seu ingresso na bilheteria física ou em bb.com.br/cultura

De segunda a domingo*, das 9h às 20h (fecha às terças-feiras)

*Aos domingos, das 8h às 9h, atendimento exclusivo para visitação de pessoas com deficiências intelectuais e/ou mentais e seus acompanhantes, conforme determinação legal (Lei Municipal nº 6.278/2017).

Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro (CCBB RJ)

Rua Primeiro de Março, 66 – 2º andar

Centro – Rio de Janeiro / RJ

Contato: (21) 3808-2020 | ccbbrio@bb.com.br


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo