Debate amplo marca discussões sobre o novo Plano Nacional de Educação na Frente Parlamentar Mista de Educação

26/06/2024 – 14:35
Renato Araujo/Câmara dos Deputados
Frente Parlamentar Mista de Educação discutiu PNE
O governo federal, por meio do Ministério da Educação (MEC), apresentou os detalhes do novo Plano Nacional de Educação (PNE) em um evento na Câmara dos Deputados, nesta quarta-feira (26). Com duração de dez anos, o PNE contará com 18 objetivos e 58 indicadores, focando principalmente na melhoria da qualidade da educação em diversas áreas, como infraestrutura, recursos humanos, ensino superior e formação de professores.
O secretário-executivo-adjunto do MEC, Gregório Grisa, destacou as inovações do novo plano, incluindo metas para alfabetização, aprendizagem, redução de desigualdades e ampliação do atendimento em creches. Além disso, haverá foco em educação indígena, do campo e quilombola, reconhecendo as necessidades específicas dessas modalidades.
Outros pontos abordados no novo PNE serão a cidadania digital, educação ambiental, direitos humanos e outros temas relevantes para a sociedade atual. O plano também visa aumentar a abrangência das creches para crianças de zero a três anos.
No encontro promovido pela Frente Parlamentar Mista da Educação, o debate sobre o PNE atual, que se encerrou no dia anterior, abriu espaço para a discussão sobre as diretrizes do novo plano. O deputado Pedro Uczai destaca a importância do PNE como guia para o desenvolvimento da educação no país e defende um prazo de um ano para a aprovação do novo texto.
A senadora Professora Dorinha Seabra ressalta a necessidade de cooperação entre Câmara e Senado na análise do PNE, visando garantir uma educação de qualidade para todos os brasileiros. Enquanto isso, o deputado Rafael Brito, coordenador da Frente Parlamentar da Educação, defende um debate técnico e despolitizado na elaboração do novo plano, destacando a importância de priorizar questões relevantes para o setor educacional.
Renato Araujo/Câmara dos Deputados
O deputado Rafael Brito é o coordenador da Frente Parlamentar da Educação
Sobre o PNE anterior, Grisa reconheceu que apenas 4 das 20 metas foram parcialmente cumpridas, atribuindo o cenário ao subfinanciamento e aos impactos da pandemia de covid-19. Heleno Araújo, coordenador do Fórum Nacional de Educação, lamenta a persistência de 68 milhões de brasileiros sem completar a educação básica, destacando a importância da educação no contexto social, econômico e ambiental.
Reportagem – Noéli Nobre
Edição – Rachel Librelon