Agência BrasilDestaque

Celular é o canal preferido dos brasileiros para transações bancárias, aponta Pesquisa Febraban de Tecnologia Bancária divulgada durante evento Febraban Tech.

No Brasil, o celular tem se consolidado como o principal meio para realizar transações bancárias, sendo responsável por sete em cada dez operações no ano passado. Esse número aumenta para oito em cada dez transações quando consideramos também operações feitas pela internet ou por meio de mensagens instantâneas, como SMS, aplicativos ou chatbox. Esses dados são provenientes do segundo volume da Pesquisa Febraban de Tecnologia Bancária, realizada pela Deloitte e divulgada durante o evento Febraban Tech, no Transamerica Expo Center, em São Paulo.

Entre 2019 e 2023, o uso de smartphones para transações bancárias no Brasil cresceu surpreendentes 251%. Apenas no ano passado, foram realizadas 130,7 bilhões de operações bancárias por meio de dispositivos móveis, representando um aumento de 22% em relação a 2022. O diretor responsável pela pesquisa, Rodrigo Mulinari, destacou a preferência dos brasileiros pelo mobile banking devido à eficiência e praticidade no dia a dia.

O estudo também revelou um aumento significativo no uso de serviços bancários pelos brasileiros, com um crescimento de 19% no total de transações realizadas em 2023, chegando a um recorde de 186 bilhões. Desse total, 79% foram feitas por canais digitais como celular, internet banking e aplicativos de mensagens, indicando uma mudança de comportamento dos consumidores em relação aos canais físicos tradicionais.

Outro destaque da pesquisa foi o aumento na utilização do Pix, sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central. Em 2023, o número de usuários cadastrados aumentou 16%, adicionando 71,5 milhões de usuários ao sistema financeiro nacional. As transações via Pix também registraram um crescimento de 74% entre 2022 e 2023, totalizando 41,9 bilhões de transações.

Rodrigo Mulinari enfatizou que o Pix continua a surpreender e revolucionar o mercado financeiro, promovendo a bancarização no país e batendo recordes de transações. Com a crescente adoção de tecnologias móveis e digitais, o cenário bancário brasileiro mostra-se cada vez mais conectado e inovador, facilitando a vida dos consumidores e transformando a maneira como lidamos com o dinheiro.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo