DestaqueDiário do Rio

Carreta do Programa Roda-Hans oferece atendimento gratuito para identificação da hanseníase em Nova Iguaçu até 28 de junho.




Carreta do Programa Roda-Hans chega a Nova Iguaçu

Carreta do Programa Roda-Hans vai oferecer atendimento gratuito para identificação de casos de pessoas com hanseníase / Divulgação -SES-RJ

A população de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, poderá contar com o atendimento da carreta do Programa Roda-Hans, para identificação da hanseníase, até 28 de junho, na Praça Rui Barbosa. No local, consultas e exames serão realizados gratuitamente das 8h às 16h. O serviço é resultado de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro, o Ministério da Saúde, a farmacêutica Novartis Brasil e a Sociedade Brasileira de Dermatologia. O atendimento é por ordem de chegada.

“O diagnóstico precoce é fundamental para que os casos de hanseníase sejam tratados adequadamente e para que consigamos ter uma boa resposta para o tratamento e impedir as lesões incapacitantes em caso de diagnóstico tardio”, disse a secretária de Estado de Saúde, Claudia Melo.

Queixas dermatológicas, como manchas na pele, micoses e feridas que demoram a cicatrizar serão avaliadas pela equipe de dermatologistas especializados. Na carreta podem ser feitos testes rápidos, além de exame de baciloscopia, para a identificação da hanseníase. A testagem é possível a partir de uma parceria com a Fiocruz.

As atividades do Roda-Hans tiveram início em Campos dos Goytacazes, entre 17 e 20 de junho, onde a carreta realizou 161 atendimentos. Na terça (02/07) e na quarta-feira (03/07), a carreta Roda-Hans fará atendimentos na Praça Sete de Setembro, em Piabetá, em Magé. Já na quinta (04/07) e na sexta-feira (05/07), os dermatologistas do projeto estarão d na Praça Nilo Peçanha, no Centro de Magé.

“Temos muito orgulho de ajudar no combate da hanseníase no Brasil com uma iniciativa que tem a capacidade de chegar em lugares de difícil acesso. Estamos completando 90 anos de legado no País e é uma alegria anunciar que essa iniciativa seguirá alcançando mais estados e colaborando com a saúde dos brasileiros”, comemorou Leandro Fonseca, diretor de Assuntos Corporativos e Sustentabilidade da Novartis Brasil.

Programa inclui capacitação para Atenção Primária dos municípios fluminenses

O Programa Roda-Hans também oferecerá oficinas de Capacitação em Ações de Controle da Hanseníase para profissionais da Atenção Básica e do Programa Mais Médicos, entre 26 de junho e 1º de julho, na sede da Secretaria de Estado de Saúde, no Rio Comprido.

Participam da capacitação profissionais de Nova Iguaçu, Rio de Janeiro, Mesquita, São João de Meriti, Japeri, Belford Roxo, Seropédica, Queimados, Nilópolis, Magé, Guapimirim, Duque de Caxias, Teresópolis, Petrópolis, Itaguaí e Mangaratiba. Em Campos dos Goytacazes, na primeira fase do programa, participaram das oficinas 146 profissionais – entre médicos, enfermeiros, psicólogos e agentes de saúde – das cidades de Macaé, São João da Barra, Quissamã, São Fidélis, São Francisco de Itabapoana, Conceição de Macabu, Carapebus e Campos.

Advertisement

Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Nesta sexta, N. Iguaçu recebe carreta para identificação da hanseníase

Advertisement

lapa dos mercadores 2024 Nesta sexta, N. Iguaçu recebe carreta para identificação da hanseníase



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo