Câmara dos DeputadosDestaque

Câmara dos Deputados aprova criação do Cadastro Nacional de Servidores Demitidos para controle público de cargos e funções.






Câmara dos Deputados Aprova Projeto de Lei para Criação do Cadastro Nacional de Servidores Demitidos

Câmara dos Deputados Aprova Projeto de Lei para Criação do Cadastro Nacional de Servidores Demitidos

26/06/2024 – 16:45

Vinicius Loures/Câmara dos Deputados

Airton Faleiro, relator do projeto

A Câmara dos Deputados aprovou um importante projeto de lei que impacta os servidores públicos em todo o país. O projeto em questão diz respeito à criação do Cadastro Nacional de Servidores Demitidos (CNSD) que será implementado em todas as esferas da administração pública, abrangendo todos os poderes. A finalidade desta ferramenta é centralizar as informações sobre impedimentos legais que possam afetar o exercício de cargos ou funções públicas para uma consulta mais eficaz. Agora, a proposta seguirá para apreciação no Senado Federal.

O texto foi aprovado em Plenário nesta quarta-feira (26), na forma de um substitutivo elaborado pelo deputado Airton Faleiro (PT-PA) para o Projeto de Lei 3287/12, de autoria do deputado Zeca Dirceu (PT-PR).

Segundo o relator, para efeitos do cadastro, serão considerados servidores públicos todas as pessoas físicas que legalmente exercem funções ou cargos públicos, bem como aqueles contratados para empregos públicos em órgãos e entidades da administração pública direta e indireta dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios.

O CNSD irá conter informações detalhadas sobre os servidores ou empregados públicos demitidos, incluindo a identificação com CPF, fundamentos legais que levaram à aplicação da penalidade, data da demissão, entre outros dados considerados relevantes pelas autoridades competentes.

Uma das atualizações fundamentais descritas no projeto é a obrigatoriedade de os órgãos e entidades públicas de todas as esferas de governo abastecerem e manterem atualizado o cadastro nacional com os respectivos dados. Essa responsabilidade recairá sobre a autoridade que impôs a penalidade ao ex-servidor, reforçando a transparência e a eficácia do registro.

Em resumo, a criação do CNSD representa um avanço significativo no controle e na organização dos dados referentes aos servidores públicos, fortalecendo a responsabilidade e a integridade no exercício de funções governamentais.

Reportagem – Eduardo Piovesan e Tiago Miranda
Edição – Pierre Triboli


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo