DestaqueSenado Federal

Senador Paulo Paim destaca necessidade de agilização de medidas para enfrentamento das enchentes no Rio Grande do Sul

O senador Paulo Paim (PT-RS) fez um pronunciamento no Senado nesta terça-feira (25) para falar sobre a diligência externa realizada pela comissão temporária do Senado que está acompanhando as enchentes que assolaram o estado do Rio Grande do Sul. No dia 20 de junho, os senadores visitaram as cidades de Lajeado, Roca Sales e Encantado, no Vale do Taquari. Em Encantado, houve uma audiência pública onde as autoridades locais puderam apresentar suas reivindicações para a comissão.

O senador ressaltou a gravidade da situação enfrentada pela população gaúcha e a necessidade de buscar soluções sustentáveis diante do agravamento das enchentes. Ele lamentou a falta de implementação do plano para as bacias hidrográficas dos rios Taquari e Antas, entregue em 2012 e que, até hoje, não teve nenhum avanço.

Segundo Paim, se o plano tivesse sido posto em prática, as consequências das enchentes teriam sido menores, com menos perdas humanas e materiais. Uma das principais preocupações dos municípios afetados, de acordo com o senador, é a necessidade de investimentos na área da saúde.

Durante a visita, a comissão temporária ouviu diversas reivindicações, incluindo a anistia das dívidas dos agricultores, a recuperação do setor industrial e o desassoreamento dos rios. Paim elogiou a atitude dos bancos que ampliaram o prazo de carência das dívidas dos afetados pelas enchentes e defendeu o projeto de lei de sua autoria que propõe a suspensão temporária do pagamento de parcelas de empréstimos consignados para aposentados e pensionistas do INSS atingidos pela tragédia em seu estado.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo