DestaqueSenado Federal

Senado aprova projeto que estimula participação da sociedade em ações de prevenção às mudanças climáticas e seus efeitos






Aprovação do Projeto de Educação Ambiental no Senado

Na última terça-feira (25), o Senado Federal aprovou por unanimidade o projeto de lei que estabelece como objetivo central da Política Nacional de Educação Ambiental o estímulo à participação ativa de estudantes e da sociedade em geral em ações voltadas para a prevenção das mudanças climáticas e seus impactos. O PL 6230/2023 visa promover a conscientização e a mobilização da população em relação aos riscos e vulnerabilidades associados aos desastres socioambientais. A proposta agora aguarda sanção presidencial para se tornar lei.

Segundo o texto aprovado, as instituições de ensino, como escolas e universidades, desempenham um papel fundamental na disseminação desses conhecimentos, assim como os meios de comunicação e as empresas privadas. A educação ambiental ganha, dessa forma, um novo panorama na busca por um futuro mais sustentável e consciente.

A importância do projeto reside no fato de que a educação ambiental é fundamental para a formação de cidadãos conscientes e engajados, capazes de compreender a relação entre sociedade e meio ambiente e de atuar de forma preventiva diante das crises ambientais que assolam o planeta.

Ao estabelecer a educação ambiental como prioridade da Política Nacional, o Brasil dá um passo importante na promoção de uma cultura ambiental mais sólida e eficaz. A inclusão desse tema no currículo escolar e a mobilização de diversos setores da sociedade em torno da prevenção de problemas ambientais são medidas essenciais para a construção de um futuro mais promissor e sustentável para as próximas gerações.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo