
No dia 25 de junho de 2009, o mundo perdeu uma das maiores estrelas da música pop: Michael Jackson. O cantor e dançarino norte-americano, conhecido como o “rei do pop”, faleceu há exatos 15 anos, deixando uma legião de fãs órfãos de seu talento inigualável.
Na ocasião, a notícia divulgada foi de que Jackson teria morrido devido a uma parada cardíaca em sua residência. Entretanto, a causa da morte do artista gerou muita controvérsia e anos mais tarde o Departamento de Medicina Legal de Los Angeles revelou que Michael Jackson faleceu por overdose de medicamentos. O cantor teria injetado uma alta dose de Propofol, um anestésico, combinado com remédios para ansiedade e insônia.
O médico Conrad Murray foi condenado por homicídio culposo, por ter fornecido os medicamentos que resultaram na morte de Jackson. Murray passou dois anos na prisão cumprindo sua pena.
Quem foi Michael Jackson?
Michael Jackson iniciou sua carreira musical aos seis anos de idade, ao integrar o grupo Jackson 5 ao lado de seus irmãos. Conhecido como “Little Michael”, o cantor se destacava pela voz peculiar e afinada, além de sua habilidade única na dança.
A carreira solo de Michael Jackson decolou na década de 70 e atingiu o ápice nos anos 80 com o lançamento do icônico álbum “Thriller”, o mais vendido de todos os tempos. A partir de então, Jackson se consagrou como o rei do pop, lançando diversos sucessos, realizando performances memoráveis e criando passos de dança que marcaram gerações.
Principais músicas de Michael Jackson
Algumas das principais músicas de Michael Jackson incluem hits como “Billie Jean”, “Thriller”, “Beat It”, “Smooth Criminal”, entre muitos outros sucessos que fizeram história na música pop.
Michael Jackson e o vitiligo

Na década de 80, boatos sobre a aparência de Michael Jackson surgiram, sugerindo que o cantor teria clareado a pele e afinado os traços por vergonha de sua negritude. No entanto, em uma entrevista à Oprah, Jackson afirmou que sua pele estava mais clara devido ao vitiligo, uma doença que causa a perda da pigmentação da pele.
A descoberta do vitiligo levou Michael Jackson a adotar algumas práticas para lidar com as manchas na pele, como o uso de maquiagem para camuflar as imperfeições. As luvas brilhantes se tornaram uma marca registrada do cantor, que as utilizava para igualar a tonalidade da pele.
Hoje, 25 de junho, é o Dia Mundial do Vitiligo, uma homenagem ao legado de Michael Jackson e sua luta contra a doença.
Créditos das imagens:
[1] e [2] Wikimedia Commons
Por Silvia Tancredi
Jornalista