DestaqueUOL

Julian Assange: da prisão domiciliar à detenção em penitenciária de segurança máxima em Londres – uma trajetória conturbada.




Julian Assange: uma trajetória conturbada

Julian Assange, fundador do WikiLeaks, negou a veracidade das acusações feitas contra ele, mas foi submetido à prisão domiciliar em sua casa rural na Inglaterra. Em maio de 2012, o Supremo Tribunal de Londres concordou com sua extradição para a Suécia.

Diante do cerco ao qual estava sendo submetido e para evitar sua extradição, Assange refugiou-se na embaixada do Equador em Londres em junho de 2012, onde permaneceu por sete anos, durante o governo de Rafael Correa.

Com a troca de governo no Equador e a chegada de Lenín Moreno ao poder, o asilo concedido a Assange foi revogado. Em abril de 2019, o fundador do WikiLeaks foi detido pela polícia britânica e levado para a penitenciária de segurança máxima de Belmarsh, localizada no sudeste de Londres.

Em 2020, sua esposa, Stella Moris, revelou que teve dois filhos com Assange enquanto ele vivia na embaixada do Equador em Londres, onde ela também fazia parte da equipe jurídica que o defendia.

– Infância difícil –

Julian Assange nasceu em Townsville, no nordeste da Austrália, e enfrentou uma infância conturbada, sem conhecer o pai, John Shipton, até os 25 anos de idade, devido à separação de sua mãe antes mesmo de seu nascimento.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo