Agência BrasilDestaque

Investigação da PF aponta grupo suspeito de fraudar documentos eleitorais através do aplicativo e-Título do TSE

A Polícia Federal (PF) está investigando um grupo suspeito de fraudar a emissão de documentos eleitorais por meio do aplicativo e-Título, invadindo o sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e realizando diversas ações em nome de pessoas conhecidas, como políticos, empresários, artistas e atletas. A investigação começou depois que o próprio TSE detectou as irregularidades em julho de 2023, identificando acessos irregulares no aplicativo e-Título que não estavam relacionados ao sistema de votação ou ao processo eleitoral.

Segundo a PF, a Corte identificou 158 registros de irregularidades, que incluíam desde a emissão fraudulenta de títulos de eleitor até a inscrição indevida das vítimas como mesários voluntários nas eleições. A assessoria da PF informou que os investigados inseriram fraudulentamente dados no e-Título, criando perfis falsos com informações das vítimas, caracterizando invasão de dispositivo informático.

Diante dos resultados das investigações iniciais, a PF deflagrou a Operação Eleitor Protegido na manhã desta terça-feira (25), cumprindo mandados de busca e apreensão em endereços nas cidades de Belo Horizonte (MG), São Paulo (SP), Maracanaú (CE) e São Miguel do Gostoso (RN). Os documentos e aparelhos apreendidos serão utilizados para aprofundar as investigações, visando esclarecer os objetivos dos suspeitos, que devem responder pelo crime de invasão de dispositivo informático.

O TSE destacou que permanece atento a possíveis abusos ou desvios em relação aos dados dos sistemas disponíveis sob sua guarda. O e-Título é um aplicativo que fornece a versão digital do título eleitoral, com acesso rápido e fácil às informações cadastradas na Justiça Eleitoral, como zona eleitoral, situação cadastral e certidões. O app está disponível para download em dispositivos iOS e Android.

A PF continuará as investigações para esclarecer completamente o caso e garantir a integridade do sistema eleitoral.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo