Agência BrasilDestaque

Governo libera R$ 100 milhões para combate aos incêndios no Pantanal em situação de emergência: Ministra destaca grave situação.

O governo federal anunciou a liberação de R$ 100 milhões para as ações de combate aos incêndios no Pantanal, considerado um dos biomas mais importantes do Brasil e que está em situação de emergência. De acordo com a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, esse investimento é essencial para preservar a maior planície alagável do mundo.

Diante do aumento dos focos de incêndio na região, o governo acionou a sala de situação para definir medidas urgentes de controle do fogo. Além da liberação de recursos, também foi decidido o envio de brigadistas e agentes da Força Nacional para as ações de combate, bem como a visita de uma comitiva ministerial.

A expectativa é que as ministras do Meio Ambiente, Marina Silva e Simone Tebet, juntamente com o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, visitem a cidade de Corumbá, local com maior concentração de incêndios no Pantanal. A visita servirá para conhecer a realidade local, entregar equipamentos, aeronaves e conduzir equipes de brigadistas que atuarão na região, além de se reunir com autoridades e representantes da sociedade.

O combate aos incêndios no Pantanal contará com o reforço de mais 50 brigadistas do Ibama e 60 agentes da Força Nacional, somando-se aos já 175 brigadistas, 40 agentes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e 53 combatentes da Marinha que atuam na região.

A ministra Marina Silva ressaltou que a situação atual no Pantanal é uma das piores já vistas, com altas temperaturas, seca extrema e incêndios causados por ação humana. O Ministério da Defesa disponibilizará helicópteros, aeronaves e embarcações para auxiliar no transporte das equipes.

Além disso, os governos de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso tomaram medidas emergenciais para combater os incêndios, proibindo o manejo de fogo na região e declarando situação de emergência. Os bombeiros orientam a população a denunciar qualquer indício de incêndio e as Forças Armadas mantêm bases avançadas no bioma.

Com uma área queimada que ultrapassou os registros de 2020, a situação no Pantanal exige ações imediatas para conter os incêndios e preservar a biodiversidade desse importante bioma brasileiro.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo