DestaqueUOL

Fórum Internacional reúne participantes de diversas nacionalidades para debater os desafios da globalização e novas fronteirasTransformações jurídicas, políticas, econômicas, socioambientais e digitais são o foco do evento.




Artigo

Fórum de Direito Internacional reúne participantes de diversas nacionalidades

Nos debates do Fórum de Direito Internacional deste ano, que contou com a participação de 318 pessoas em 53 mesas de discussão, destacam-se 44 portugueses e 9 participantes de outras nacionalidades, como Itália, Alemanha, Espanha, EUA e Sérvia.

O tema do evento deste ano ampliou sua abordagem para discutir os “Avanços e recuos da globalização e as novas fronteiras: transformações jurídicas, políticas, econômicas, socioambientais e digitais”, refletindo a diversidade dos participantes e a complexidade dos desafios atuais.

Comparado ao ano anterior, que trouxe à tona debates sobre “Governança e constitucionalismo digital” em meio a turbulências políticas, o Fórum deste ano divide suas palestras em três eixos principais: Economia global, comércio internacional e os novos desafios das políticas industriais; Democracia, direitos humanos e pluralidade; Sistemas de justiça, garantias institucionais e direitos fundamentais.

Analisa-se, durante o evento, a dicotomia entre globalização e medidas protecionistas e seus impactos no Brasil e na Europa, buscando ampliar a compreensão dos desafios em áreas como ambiente, segurança, saúde e imigração. A tendência é que as próximas edições do Fórum também recebam maior participação de estrangeiros, mantendo a relevante presença dos brasileiros.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo