João Barrento é o vencedor do Prêmio Camões 2023, a mais importante honraria da literatura em língua portuguesa.

A premiação, que tem o objetivo de estreitar os laços culturais entre os países lusófonos e enriquecer o patrimônio literário e cultural da língua portuguesa, oferecerá a João Barrento um subsídio de 100 mil euros, provenientes do governo de Portugal e da Biblioteca Nacional do Brasil.
O júri destacou, em nota de justificativa, as qualidades do vencedor do Prêmio Camões. Foram mencionadas suas traduções da literatura de língua alemã, abrangendo desde a Idade Média até a contemporaneidade, em diversos gêneros literários. Essas traduções são consideradas o mais consistente corpo de traduções literárias do patrimônio cultural português, além de representarem um meio de enriquecimento da língua e de difusão das grandes obras literárias mundiais em português.
O Prêmio Camões foi estabelecido em 1988 pelos governos do Brasil e de Portugal, e a primeira edição aconteceu no ano seguinte. O júri, renovado a cada dois anos, é composto por seis membros, sendo dois portugueses, dois brasileiros e outros dois designados em consenso pelos demais países lusófonos.
Com o nome em homenagem ao poeta português Luís Vaz de Camões, o prêmio reconhece autores que tenham contribuído para o enriquecimento do patrimônio literário e cultural da língua portuguesa por meio do conjunto de sua obra. Ao longo das edições, já foram agraciados 14 escritores portugueses, 14 brasileiros, três moçambicanos, dois angolanos e dois cabo-verdianos.
É importante ressaltar que João Barrento será o segundo a receber o prêmio em 2023. Em abril deste ano, o compositor Chico Buarque finalmente foi laureado com o Prêmio Camões de 2019, após uma situação atípica. O então presidente Jair Bolsonaro, do qual Chico é crítico, se recusou a assinar o diploma de premiação, sendo necessário a intervenção do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para que a entrega pudesse ser realizada.
Com essa premiação, João Barrento se junta ao seleto grupo de escritores e intelectuais que tiveram a honra de receber o Prêmio Camões ao longo dos anos. Sua contribuição para a literatura em língua portuguesa, por meio de suas traduções e suas obras, é reconhecida e celebrada.