Câmara dos DeputadosDestaque

Comissão da Câmara dos Deputados aprova Projeto de Lei que amplia pena para abuso de incapazes por ascendentes ou responsáveis legais.




Projeto de Lei que cria agravante para o crime de abuso de incapazes é aprovado na CCJ da Câmara dos Deputados

25/06/2024 – 17:46

Vinicius Loures/Câmara dos Deputados

Maria Arraes, relatora da proposta

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (25/06), o Projeto de Lei 1222/24, que cria uma circunstância agravante para o crime de abuso de incapazes. Segundo o texto aprovado, a pena será ampliada em 1/3 se o crime for cometido por ascendente (como pais e avós) ou por responsável legal da vítima.

O abuso de incapazes, previsto no Código Penal, consiste no ato em que uma pessoa se aproveita do patrimônio de crianças, adolescentes ou pessoas com deficiência. Atualmente, a pena para esse crime é de reclusão de 2 a 6 anos, além de multa.

A deputada Laura Carneiro (PSD-RJ), autora do projeto, justificou a proposta a partir de casos noticiados, citando o exemplo da atriz Larissa Manoela. Segundo Carneiro, em situações como essa, a condição de ascendente ou responsável legal permite que o crime seja cometido com maior facilidade.

A relatora da proposta, deputada Maria Arraes (Solidariedade-PE), apresentou parecer favorável à constitucionalidade do texto. Para Arraes, a ação do criminoso nesses casos demonstra um desvalor maior, uma vez que sua relação de garantidor com o incapaz exige cuidado e vigilância.

A proposta ainda precisa passar pela análise do Plenário da Câmara dos Deputados antes de ser encaminhada ao Senado para apreciação.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei

Reportagem – Paula Moraes
Edição – Ana Chalub


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo