Senadores visitam o Ceará para celebrar bicentenário da Confederação do Equador em evento histórico no Nordeste brasileiro.

Senadores Visitam o Ceará para Celebrar Bicentenário da Confederação do Equador
Uma comitiva de senadores estará no Ceará nesta semana para celebrar o bicentenário da Confederação do Equador. A Comissão Temporária responsável por comemorar os 200 anos do movimento revolucionário participará de eventos importantes na região.
Na sexta-feira (28), está programada uma audiência pública no Centro Cultural do Cariri Sérvulo Esmeraldo, em Crato (CE), a partir das 9h. O objetivo é discutir a importância histórica da Confederação do Equador e seus impactos na sociedade atual.
Já na quinta-feira, a presidente da comissão, Teresa Leitão (PT-PE), e demais senadores estarão presentes em uma sessão solene no Palácio da Abolição, em Fortaleza (CE), também às 9h. Será uma oportunidade para relembrar os feitos dos revolucionários da época.
A Comissão em Comemoração aos 200 anos da Confederação do Equador foi criada com o intuito de planejar e coordenar diversas atividades ao longo do ano para celebrar esse marco histórico tão importante para o Nordeste brasileiro.
História
A Confederação do Equador foi um movimento revolucionário ocorrido em 1824 no Nordeste do Brasil. Surgido em Pernambuco e se propagando por outras províncias como Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará, o movimento tinha como objetivo combater a monarquia de Dom Pedro I e instaurar um regime republicano.
Mesmo sendo reprimido pelas tropas imperiais, o movimento ganhou notoriedade e teve um de seus líderes, Frei Caneca, como um herói entre os revolucionários da época.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)