DestaqueDiário do Rio

Reinauguração do Armazém da Utopia: Restauro de R$30 milhões transforma local em novo centro cultural na Zona Portuária do Rio.




Armazém da Utopia: reinauguração em duas etapas

Parte externa do Armazém da Utopia – Foto: Divulgação

No próximo sábado (29/06), será entregue a primeira etapa das obras de restauro do Armazém da Utopia, localizado na Zona Portuária do Rio de Janeiro. O evento contará com a presença de nomes como Eduardo Paes, prefeito da capital fluminense, e Margareth Menezes, ministra da Cultura.

As intervenções no local, orçadas em mais de R$ 30 milhões, contaram com apoio financeiro, por exemplo, do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), da empresa petrolífera Shell e do Instituto Vale.

Houve a revitalização do galpão, além da criação de novos espaços cênicos, teatro com arquibancada retrátil, travessa aberta para o cais e restaurante à beira-mar.

Vale ressaltar que o espaço é ocupado pela companhia de teatro Ensaio Aberto. ”A partir deste momento, o Armazém da Utopia poderá se consolidar como um porto aberto para receber coletivos irmãos do Brasil, América Latina, África e de todos os lugares do mundo, e se tornar, dessa forma, uma nova casa para todos esses coletivos, um centro de produção criativa com laboratórios artísticos e técnicos, desenvolvimento da nossa tecnologia social de formação de público e democratização de acesso, mantendo a vocação de porto, lugar de abrigo – lugar onde outros coletivos possam fundear ou amarrar e estabelecer contatos e comunicação, lugar de descanso e de refúgio, de chegada e de partida, unindo porto e cidade”, explica Luiz Fernando Lobo, o diretor e fundador da companhia.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo