DestaqueUOL

Privatização da Sabesp: Governo de São Paulo inicia oferta de ações e entra em reta final do processo de desestatização.







Privatização da Sabesp – Reta Final

Privatização da Sabesp entra na reta final

A privatização da Sabesp entrou oficialmente em sua reta final. Na última sexta-feira (21), o Governo de São Paulo deu início ao processo de oferta de ações, com o detalhamento do cronograma e a divulgação do prospecto, documento que contém as principais informações sobre a transação.

Considerada uma das principais promessas de campanha do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), a desestatização da Sabesp deve ser concluída em 22 de julho, data marcada para a liquidação das ações que hoje pertencem ao estado.

Mas, até lá, o governo precisa executar uma série de tarefas, que inclui encontros com investidores para apresentar o projeto (roadshow), coleta de interesse do mercado nas ações da companhia e a definição do acionista de referência —que será uma espécie de sócio estratégico do governo.

Passo a passo até a privatização

A primeira fase do cronograma até a venda das ações começa nesta segunda (24). Os candidatos a acionista de referência poderão apresentar suas ofertas ao longo da semana, com prazo até a próxima sexta (28).

Esse sócio estratégico que o governo busca para o negócio deverá adquirir, sozinho, 15% do capital da Sabesp e terá direito a um terço do conselho de administração, além do direito de escolher o presidente do conselho e outros executivos.

Um dos grupos na disputa é a Aegea, maior empresa privada de saneamento básico no Brasil, que deve encabeçar um consórcio junto com fundos de investimentos e seus principais acionistas, como Itaúsa e o GIC (fundo soberano de Cingapura). Segundo a agência Bloomberg, também estão no páreo a Equatorial e um fundo ligado ao empresário Nelson Tanure.

O Governo vai vender a Sabesp?

Não. O Governo de São Paulo, que hoje tem 50,3% da Sabesp, vai vender uma fatia das ações que possui até ficar com 18% do capital, saindo do controle da companhia.


Raio-X da Sabesp

Fundação: 1973
Lucro líquido 2023: R$ 3,5 bilhões
Valor de mercado: R$ 57 bilhões
Funcionários: 11.170
Municípios atendidos: 375
População atendida: 28,4 milhões


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo