DestaqueUOL

Presidente Lula busca pessoa “madura” para chefiar Banco Central, levantando dúvidas sobre futuro de Gabriel Galípolo, diretor de Política Monetária.





O perfil do próximo presidente do Banco Central

Ao afirmar que escolherá uma pessoa “madura” para chefiar o Banco Central, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva gerou especulações sobre o futuro do atual diretor de Política Monetária da instituição, Gabriel Galípolo, de 42 anos. A idade de Galípolo, no entanto, está de acordo com a trajetória de muitos dos presidentes anteriores do BC.

Desde a criação do Banco Central em 1965, 15 dos 24 presidentes tinham até 45 anos de idade ao assumir o cargo. Não estamos considerando interinos nesse levantamento. Galípolo seria o oitavo presidente mais jovem, com 42 anos, 8 meses e 19 dias, se de fato assumir em 1º de janeiro.

Ex-presidentes como Gustavo Loyola (39), Armínio Fraga (41) e Gustavo Franco (41) eram mais jovens que Galípolo ao assumir o cargo. O mais jovem da história do BC foi Carlos Langoni, com 35 anos, e o mais velho foi Elmo Camões, aos 61 anos.

A escolha do próximo presidente do Banco Central é de extrema importância para a economia do país e para as políticas monetárias a serem implementadas. Lula busca alguém com experiência e maturidade para liderar a instituição em um momento tão crucial para o país.

Assinantes têm acesso exclusivo

Se você gostou desse texto e quer ler mais conteúdos como este, torne-se assinante e tenha acesso a sete links gratuitos por dia. Basta clicar no botão abaixo para mais informações.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo