
Lula é convidado por primeira-ministra da Itália para reunião do G7
Neste último encontro do G7, realizado em Borgo Egnazia, na região de Puglia, sul da Itália, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi convidado pela primeira-ministra italiana Giorgia Meloni. Esta foi a oitava vez que o líder petista participou da cúpula como convidado, sendo seis vezes durante seus dois primeiros mandatos e uma em 2023, no primeiro ano de seu terceiro mandato.
Na edição de 2024, Lula se reuniu com importantes líderes mundiais, como a representante da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen, o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, o presidente da Turquia, Recep Erdo?an, o presidente da França, Emmanuel Macron, além de ter tido encontros com o Papa Francisco e o chanceler alemão, Olaf Scholz.
É importante ressaltar que, apesar da relevância dessas reuniões, um post enganoso impediu a comunicação com seu autor, não possibilitando a verificação de informações adicionais.
O Comprova, projeto de verificação de fatos, considera enganoso qualquer conteúdo retirado de seu contexto original e utilizado de forma distorcida, assim como o uso de dados imprecisos para induzir a interpretações equivocadas.
De acordo com o Comprova, a publicação em questão teve um alcance significativo nas redes sociais, registrando mais de 910,3 mil visualizações, 37,6 mil curtidas e mais de 8,1 mil comentários até o dia 24 de junho.
Para realizar a verificação da informação, foram consultadas diversas fontes, incluindo uma busca reversa no Google em busca do vídeo original e da foto oficial do G7, além de checagens anteriores sobre o tema.