Famurs solicita prorrogação de prazo para cadastro no programa de Auxílio Reconstrução no Rio Grande do Sul

Até o momento, 182 prefeituras gaúchas não realizaram o registro das famílias para recebimento do benefício, o que demonstra a urgência e necessidade dessa prorrogação solicitada pela Famurs. O presidente da federação e prefeito de Barra do Rio Azul, Marcelo Arruda, argumentou que muitos municípios ainda não fizeram o cadastro, mesmo com os reforços e lembretes enviados pela Famurs sobre a importância desse procedimento e o término do prazo.
O ministro-chefe da Secretaria Extraordinária da Presidência da República de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, Paulo Pimenta, destacou a importância do cadastramento das famílias atingidas e anunciou que os moradores devem cobrar das autoridades municipais a realização desse processo para garantir que todos tenham acesso ao Auxílio Reconstrução.
Apesar da solicitação de prorrogação feita pela Famurs, o ministro Paulo Pimenta ressaltou que o prazo final para o cadastramento é nesta terça-feira e que a análise para a extensão desse prazo será feita levando em consideração a quantidade de municípios que já realizaram o cadastro e possíveis justificativas para a solicitação.
Portanto, é fundamental que as prefeituras cumpram com suas responsabilidades e realizem o cadastro das famílias atingidas a tempo de garantir que todos os cidadãos gaúchos tenham acesso ao benefício do programa Auxílio Reconstrução. A transparência nos repasses federais para o estado, municípios, cidadãos e empresários desde o desastre climático em maio também foi destacada durante a apresentação do Sistema de Dados Abertos.