DestaqueUOL

Coronel Ricardo Mello Araújo do PL cuidará da segurança no programa de governo em parceria com o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes.




Artigo sobre o novo vice de Ricardo Nunes

O novo vice de Ricardo Nunes e o foco em segurança pública

No último dia 21 de agosto, foi anunciado que o coronel Ricardo Mello Araújo, do PL, será o vice do prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, para as próximas eleições. Um dos principais temas que o novo vice deverá cuidar no programa de governo da chapa é a segurança pública na cidade.

Uma das propostas em discussão é adotar em São Paulo um modelo semelhante ao de Balneário Camboriú, em Santa Catarina, onde a Guarda Civil Metropolitana possui estrutura e treinamento que a tornam mais semelhante a uma polícia, com armamento pesado, treinamento de ações especiais e um grupo de elite, a Romu (Ronda Ostensiva Municipal).

O presidente do PL, Valdemar Costa Neto, ressalta a importância das cidades maiores assumirem mais responsabilidade na questão da segurança. Ele destaca sua visita a Balneário Camboriú, onde ficou impressionado com o nível de segurança nas ruas e a presença ostensiva de agentes armados.

A atuação das Guardas Municipais no combate ao crime ainda é tema de debate, mas o Supremo Tribunal Federal reconheceu no ano passado que fazem parte do sistema de segurança pública. Mello Araújo trabalhará em conjunto com o coordenador do plano de governo, Rodrigo Garcia, e participará das discussões sobre gestão pública, embasando-se em sua experiência em sanear a Ceagesp durante sua gestão como presidente do órgão entre 2020 e 2022.

Apesar disso, alguns comerciantes relatam que o coronel tinha uma postura intimidatória durante sua gestão na Ceagesp. A eficácia das ações propostas e a abordagem na segurança pública na futura gestão municipal serão acompanhadas de perto pelos paulistanos.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo