Capitão de Mar e Guerra Carla Daniel abre caminho para atuação de mulheres em missões de paz da ONU no mar

A missão de paz da qual Carla participou tinha como objetivo manter a segurança no litoral libanês, devido à importância do comércio exterior para o país. A região era marcada por tensões constantes entre o Líbano e Israel, e a presença da Força-Tarefa Marítima visava garantir a fluidez das transações comerciais e evitar o contrabando de armas. Durante seu tempo no país, Carla também participou de ações cívico-sociais da ONU, reforçando o papel das forças militares na manutenção da paz e estabilidade da região.
A capitão de fragata, que também atuou no Departamento de Operações de Paz da ONU em Nova York, teve a oportunidade de estreitar laços com suas raízes libanesas durante sua missão no país. Sua participação nas operações de paz abriu portas para outras mulheres da Marinha, contribuindo para uma maior representatividade feminina nesse contexto.
Além de sua experiência no Líbano, Carla também participou da Missão Multidimensional Integrada das Nações Unidas para a Estabilização da República Centro-Africana (Minusca), onde atuou como conselheira de gênero. Sua trajetória exemplar a levou a ser palestrante no 12º Curso de Operações de Paz para Mulheres promovido pela Marinha em parceria com a ONU no Rio de Janeiro, reforçando a importância da capacitação e ampliação da atuação feminina em missões de paz da ONU.
O curso, que recebe mulheres militares de diversos países, tem como objetivo preparar e capacitar as participantes para atuarem em operações de paz em contextos internacionais. A presença recorde de representantes estrangeiras nesta edição demonstra o crescente interesse e engajamento das mulheres na promoção da paz e segurança global. A participação de Carla Daniel como palestrante destaca sua trajetória como pioneira e inspiração para outras mulheres que desejam seguir carreira nas operações de paz da ONU.