
Análise de Engajamento dos Perfis dos Pré-Candidatos à Prefeitura de São Paulo
Um levantamento feito pela Escola de Comunicação, Mídia e Informação (ECMI) da FGV revelou que a liderança no engajamento dos perfis dos principais pré-candidatos à Prefeitura de São Paulo varia de acordo com a rede social analisada.
Segundo a pesquisa, enquanto o atual prefeito Ricardo Nunes (MDB) patina em audiência e interação em todos os seus perfis pessoais, o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL) lidera em engajamento apenas no Facebook. Já o influenciador e empresário Pablo Marçal (PRTB) se destaca no Instagram e no TikTok.
Marçal, que tem recebido entre 7% e 9% de intenções de voto em cenários testados pelo Datafolha, preocupa aliados do prefeito Ricardo Nunes com sua ascensão e possível divisão de votos da direita.
O deputado federal Kim Kataguiri (União Brasil) lidera no YouTube e em outra rede social analisada (X), enquanto a deputada Tabata Amaral (PSB) se destaca no Facebook. Marina Helena (Novo) teve métricas baixas, e José Luiz Datena (PSDB) não movimentou seus perfis no período analisado.
O estudo avaliou as postagens dos pré-candidatos ao Executivo paulistano no período de 1º de abril a 16 de junho, agregando os dados semanalmente. Foram consideradas as interações no Facebook, Instagram, e X, e as visualizações de vídeos no YouTube e TikTok.
O professor Eurico Matos, da ECMI, destacou que a compreensão das dinâmicas e do público de cada rede influencia no engajamento dos perfis dos candidatos. Ele ressaltou a importância do TikTok, que potencializa a reverberação multiplataforma.
Os pré-candidatos têm utilizado suas redes para divulgar agendas, obras e mensagens políticas. Ricardo Nunes, por exemplo, aparece em vídeos com a população e compartilha ações de sua gestão. Já Boulos tem se destacado com conteúdos descontraídos, como vídeos celebrando o aniversário de sua avó.
No TikTok e no Instagram, além de Marçal e Kataguiri, Tabata Amaral tem ganhado espaço, mesclando vídeos sobre sua trajetória, críticas e momentos descontraídos.
Desde o lançamento de sua pré-candidatura pelo PRTB, Pablo Marçal tem priorizado postagens políticas em suas redes, intensificando o engajamento com o público. Já Kim Kataguiri se destaca no YouTube com vídeos críticos sobre o governo e o Judiciário.
Em resumo, a análise de engajamento dos pré-candidatos à Prefeitura de São Paulo nas redes sociais reflete suas estratégias de comunicação e a interação com o eleitorado em um cenário político cada vez mais digital e competitivo.