Governo de SP abre oferta pública de ações da Sabesp em última etapa da privatização da empresa.

A venda das ações será dividida em dois lotes, sendo que o primeiro composto por 15% dos papéis será destinado a um investidor de referência, enquanto o segundo, com cerca de 17% das ações, ficará disponível para todo o mercado, incluindo pessoas físicas, jurídicas e funcionários da empresa.
A partir da próxima segunda-feira (24), os investidores profissionais credenciados na Bolsa de Valores (B3) poderão apresentar suas propostas de preço para o primeiro lote de ações até a sexta-feira (28). Dois investidores de referência serão selecionados e anunciados após o fechamento do mercado no dia 28.
Os dois investidores de referência selecionados participarão de uma disputa para determinar quem ficará com os 15% das ações. Caso um investidor tenha o melhor preço, mas gere menor retorno financeiro ao estado, o governo poderá recorrer ao “right to match” e cobrir a oferta do concorrente, vencendo a disputa. O vencedor será divulgado em 15 de julho.
A venda do segundo lote de ações (17% da companhia) terá início em 1º de julho e seguirá até 15 de julho, permitindo que interessados, incluindo pessoas físicas, apresentem suas ofertas através das corretoras. A liquidação e encerramento da operação de privatização das ações do estado estão previstas para 22 de julho, com a condução da oferta pública pelos bancos BTG Pactual, Bank of America, Citi, UBS e Itaú BBA.
O governo paulista buscará compradores no exterior, com uma missão internacional programada para começar na próxima segunda-feira (24) nos Estados Unidos e na Europa. Liderada pelo governador Tarcísio de Freitas, a comitiva terá encontros com executivos de grupos e fundos globais de investimentos para apresentar o modelo da oferta.