DestaqueUOL

Cabo submarino revoluciona comunicação e impulsiona negócios na época áurea da cafeicultura no Brasil, revelam especialistas







Como o Cabo Submarino revolucionou a comunicação mundial

Em uma época em que a comunicação entre continentes dependia de navios a vapor e cartas que levavam semanas para chegar ao destino, o surgimento do cabo submarino foi uma verdadeira revolução. Até então, não existia nenhum dispositivo que pudesse automatizar o processo de conversão de dados em sinais que pudessem ser modulados e recebidos do outro lado.

O engenheiro da computação Carlos Rafael Gimenes das Neves, professor na ESPM, explica que antes da chegada do cabo submarino, todo o processo de transmissão de informações era feito manualmente por profissionais capacitados em código morse. Era necessário alguém que soubesse converter um idioma humano em pulsos elétricos e, do outro lado, alguém que pudesse fazer o processo reverso.

O cabo submarino, um enorme condutor de cobre isolado com látex de guta-percha, proporcionou uma nova dinâmica não apenas para as notícias, mas também para os contratos comerciais. Especialistas apontam que a fase áurea da cafeicultura brasileira se deve, em parte, a essa facilidade de comunicação trazida pelo cabo submarino.

Segundo Breternitz, o lançamento do cabo submarino marcou uma mudança significativa no cenário econômico e social do Brasil. Antes, a comunicação com a Europa acontecia somente por navios a vapor, o que tornava o processo demorado. Com os cabos submarinos, os negócios ganharam agilidade e eficiência em uma época em que o Brasil estava se consolidando como um importante exportador de café.

No entanto, o uso do cabo submarino não era barato para os usuários. Um simples telegrama de 20 palavras do Brasil para a Inglaterra poderia custar o equivalente a 94 dólares, de acordo com o jornalista Matías Molina. Isso levou à criação de abreviações e uma escrita telegráfica para otimizar o uso e reduzir custos.

O professor Neves destaca que as pessoas rapidamente se adaptaram a abreviar mensagens e encurtar palavras, de forma semelhante ao que fazemos hoje na comunicação via celular. O surgimento do cabo submarino foi um marco na história das telecomunicações, conectando continentes e acelerando a troca de informações de maneira inédita.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo