DestaqueDiário do Rio

Estudo aponta risco de cidades costeiras brasileiras serem engolidas pelo mar até 2100 devido às mudanças climáticas.



Rio de Janeiro pode ser engolido pelo mar, alerta estudo

Ressaca na Zona Sul do Rio – Imagem Ilustrativa | Foto: Tânia Rego

A cidade do Rio de Janeiro corre o risco de ser engolida pelo mar, segundo uma pesquisa realizada pela organização não governamental Climate Central. O estudo baseou-se em informações do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC).

Além da Cidade Maravilhosa, outras cidades costeiras nacionais, como Santos (SP), Recife (PE), Fortaleza (CE), Salvador (BA), São Luís (MA) e Porto Alegre (RS), enfrentam a possibilidade de serem afetadas pelo aumento do nível do mar devido à emergência climática.

De acordo com o estudo, as cidades brasileiras fazem parte de um grupo de 100 cidades, distribuídas em 39 países, que estão sujeitas a serem inundadas pelo mar. No Brasil, mais de 2 milhões de pessoas estão em risco de serem impactadas por essa catástrofe ambiental.

O nível do mar já aumentou cerca de 9 centímetros nos últimos 30 anos globalmente, e a previsão é de que suba até 80 cm até o ano 2100. No Estado de São Paulo, por exemplo, o nível do mar já subiu 20 centímetros nos últimos 73 anos, com a projeção de atingir 36 cm até 2050, conforme constatado por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP).

Frente às graves consequências das ações humanas no meio ambiente, algumas cidades já estão adotando medidas preventivas. O Rio de Janeiro, por exemplo, está monitorando o nível do mar em parceria com a agência espacial norte-americana Nasa.

Outras cidades, como Recife, estão realizando a remoção de famílias que vivem em áreas de risco, enquanto Fortaleza optou por construir um lago subterrâneo para conter a ameaça do avanço do mar.

Com informações do Metrópoles.

Publicidade

Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Rio está entre as cidades que podem ser engolidas pelo mar, diz estudo

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo