
Visita surpresa de enviado dos EUA causa desconforto em diplomatas iranianos no Brasil
Diplomatas iranianos no Brasil dizem ter sido surpreendidos com a visita de um representante dos EUA a Brasília nesta semana. Abram Paley, que ocupa o cargo de enviado Especial dos EUA para o Irã, anunciou seu desembarque no país depois que já tinha partido, na terça-feira (18).
Integrantes da chancelaria se queixam que souberam da visita por meio de um tuíte.
“Tive reuniões construtivas com autoridades sobre nossas preocupações com as atividades desestabilizadoras do Irã e seus representantes na região, aplicação de sanções, cooperação em contraterrorismo e nossos objetivos comuns de não proliferação [de armas nucleares]”, escreveu Paley em sua rede social.
Sob reserva, um diplomata do país persa afirma que não serão feitos questionamentos ao governo brasileiro porque “não há o que ser explicado”. A embaixada não teria sido informada sobre quais representantes da diplomacia brasileira participaram das conversas.
A avaliação entre iranianos é de que a visita serviria para reforçar a política de “pressão máxima” dos EUA contra o Irã. Eles ainda aventam a possibilidade de o país presidido por Joe Biden ter feito algum apelo pela redução de exportações brasileiras para o território do Oriente Médio, como de carne, grãos e de alimentos para animais.
O Irã ocupa o 32º lugar na lista de países que mais receberam exportações brasileiras em 2023, totalizando US$ 2,2 bilhões na balança comercial, segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.