Congresso Nacional iluminado na cor laranja para conscientização sobre infertilidade: campanha destaca importância de procurar ajuda especializada

Infertilidade: um desafio que atinge 15% da população, segundo a OMS
21/06/2024 – 13:01

O Congresso Nacional estará iluminado na cor laranja durante todo o final de semana, desde sexta-feira até domingo, como forma de participar das ações de conscientização acerca da infertilidade. O mês de junho é tradicionalmente dedicado às campanhas sobre o tema em todo o mundo. A iniciativa para a iluminação especial partiu do deputado Pedro Westphalen (PP-RS).
De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), a infertilidade impacta cerca de 15% da população global.
Além de fornecer informações embasadas cientificamente à população, a campanha visa alertar sobre a importância de buscar ajuda especializada ao detectar os primeiros sinais do problema.
O adiamento da maternidade, seja por motivos profissionais, familiares ou econômicos, é um fator de risco para o surgimento de problemas no sistema reprodutivo, uma vez que a fertilidade natural é fortemente influenciada pelo avanço da idade.
Causas
Entre os homens, as principais causas de infertilidade incluem alterações nos testículos e no esperma, problemas na próstata e até obesidade. Já as mulheres podem enfrentar infertilidade devido à menopausa precoce, endometriose, complicações nas trompas, útero ou ovários.
Tratamento
Em muitos casos, a infertilidade pode ser tratada, e a medicina reprodutiva tem avançado significativamente, com técnicas como fertilização in vitro, inseminação artificial e criopreservação de esperma e óvulos, dentre outras opções.