
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse para uma mãe de três crianças, que é beneficiária do programa Bolsa Família, que a primeira coisa que ela tem que fazer é “parar de ter filho”. As declarações do político foram feitas durante uma agenda de entregas de novas moradias do programa em Fortaleza (CE). Em determinado momento, ele também chamou o presidente da Caixa Econômica Federal (CEF), Carlos Antônio Vieira, de “gordinho”. Assista ao vídeo aqui.
Essa não é a primeira vez que Lula aborda o tema da maternidade em eventos públicos. Em maio, ele mencionou o caso de outra beneficiária do Bolsa Família, reforçando a mensagem de controle de natalidade. “Quando é que vai fechar a porteira, companheira? Não pode mais ter filho. Ela já tem 5 filhos, ela tem 27 anos de idade”, afirmou o presidente na época.
Neste contexto, Lula participou da entrega de 416 apartamentos do Residencial Cidade Jardim I, Módulo III, em Fortaleza. O projeto beneficia 1.664 pessoas de famílias de baixa renda, com renda mensal de até R$ 2.640. Dentre os contemplados, 219 são beneficiários do Bolsa Família ou do Benefício de Prestação Continuada (BPC) e estão isentos do pagamento de prestações.
Durante o discurso, que durou cerca de vinte minutos, o presidente ainda fez uma referência descontraída ao presidente da Caixa. Ao apresentar Carlos Antônio Vieira, Lula o descreveu para a plateia como o “gordinho simpático que falou tão bem aqui”.