Agência BrasilDestaque

Operação da PF desmantela esquema de venda de sentenças no TJSP; desembargador recebia propina para beneficiar corruptores.

A Polícia Federal deflagrou hoje uma operação para investigar a venda de sentenças no Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP). Ao todo, estão sendo cumpridos 17 mandados de busca e apreensão, com o objetivo de desmantelar um esquema de corrupção envolvendo um desembargador da área criminal.

Segundo informações da PF, o desembargador em questão teria recebido propina para proferir decisões judiciais favoráveis aos corruptores. Os investigadores descobriram que os envolvidos no esquema se referiam ao plantão do magistrado como “dia de churrasco”, o que acabou dando o nome à operação, batizada de Churrascada.

A investigação que resultou nesta operação é um desdobramento da Operação Contágio, realizada no ano passado pela Polícia Federal e que tinha como alvo o desvio de verbas públicas na área da saúde. A ligação entre os casos demonstra a complexidade e a abrangência dos esquemas de corrupção que vêm sendo descobertos pelas autoridades.

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) está acompanhando a tramitação da operação, garantindo que todas as medidas sejam tomadas de acordo com a lei. A expectativa é de que a Churrascada resulte em importantes desdobramentos e na responsabilização dos envolvidos no esquema de venda de sentenças.

A sociedade espera que as investigações da PF tragam mais transparência e ética ao sistema judiciário, garantindo a confiança da população nas instituições responsáveis por fazer justiça. A operação marca mais um passo importante no combate à corrupção e na busca por um país mais justo e íntegro.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo