Mercado de fidelidade no Brasil cresce 18% em resgates e empresas ampliam faturamento em 13,6% em 2023


O mercado de programas de fidelidade está em expansão no Brasil, conforme dados recentes da Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização (Abemf). De acordo com a pesquisa, o resgate de pontos e milhas pelos participantes aumentou 18,3% em 2023, em comparação com o ano anterior. Apenas no último trimestre do ano passado, o faturamento das empresas de fidelidade cresceu 13,6%, atingindo R$ 4,8 bilhões no período.
Também houve um aumento no número de cadastros nos programas. No final de 2023, eram 312,5 milhões de cadastros, um aumento de 5,4% em relação a 2022. As transações realizadas pelos participantes dos programas também aumentaram em 9,7% na mesma comparação. A taxa de expiração de pontos/milhas atingiu o menor nível desde 2020, com 13,1% no final de 2023. O presidente da Abemf, Martin Holdschmidt, destaca que “os dados demonstram claramente que as estratégias de fidelização continuam atraindo o interesse dos brasileiros”.
A expansão do mercado de programas de fidelidade é confirmada por empresas do setor. A Alloyal, uma startup mineira, ultrapassou a marca de R$ 100 milhões em vendas anuais em 2023, o dobro do registrado em 2022.
“Os consumidores buscam experiências mais personalizadas e impactantes. Eles não querem apenas ser fiéis, mas se tornar fãs e leais à marca. Por isso, a era dos cupons de desconto ficou no passado. Cabe a nós, empresas desse mercado, desenvolver soluções que atendam a esse desejo do consumidor”, afirma Aluísio Cirino, CEO da startup.
Publicidade
