
A Campanha Crie Esse Hábito, lançada na última segunda-feira (17), é fruto da parceria entre o Ministério do Meio Ambiente, a Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e Bebidas Não Alcoólicas (ABIR) e a Associação Nacional dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis (Ancat), com o objetivo de conscientizar os consumidores sobre o correto descarte de embalagens utilizadas fora de casa.
De acordo com dados do Centro de Tecnologia de Embalagem (Cetea), os resíduos gerados nas cidades são responsáveis pela emissão de 150 milhões de toneladas de gás carbônico no Brasil, incluindo o descarte inadequado de embalagens. Por essa razão, a campanha ressalta a importância do descarte apropriado e seu impacto no trabalho dos catadores.
A segunda fase da campanha inclui um vídeo educativo que explica de forma didática como descartar conscientemente embalagens consumidas fora de casa. Durante um mês, o Aeroporto de Brasília exibirá o material nas telas das esteiras de bagagem, em homenagem ao Junho Verde. O vídeo também está disponível nos canais digitais do ministério, das associações e no site da campanha.
Confira o vídeo:
O Secretário Nacional do Meio Ambiente Urbano e da Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, Adalberto Maluf, destaca que a campanha tem o objetivo de informar os consumidores sobre o descarte correto e conscientizá-los sobre a importância da inclusão socioprodutiva dos catadores.
Com quase 1 milhão de catadores atuantes no Brasil, essa parceria reforça a importância do papel desses profissionais na reciclagem. O presidente da Ancat, Roberto Rocha, ressalta que os catadores não apenas realizam a coleta e separação de resíduos, mas também são agentes de conscientização ambiental.
A indústria de bebidas não alcoólicas, uma das maiores usuárias de embalagens recicláveis, também tem se empenhado na reciclagem, ampliando o reaproveitamento das embalagens. Segundo a ABIR, 100% das latas de alumínio e 57% das garrafas PET são recicladas, além das embalagens de vidro serem retornáveis e algumas empresas produzirem garrafas de plástico 100% reciclável.
O presidente da associação, Victor Bicca, destaca que a campanha é motivo de orgulho para o setor, pois está alinhada com os princípios de informação, inovação e portfólio. Ele enfatiza que a indústria de bebidas não alcoólicas é parte da solução e enfatiza a importância da parceria na responsabilidade compartilhada.
Roberto Rocha salienta que essa campanha contribui para estabelecer um diálogo entre sociedade, indústria, governo e catadores, promovendo a conexão necessária para avançar nos números da reciclagem e na economia circular. A iniciativa visa gerar resultados positivos tanto sociais quanto econômicos.