Agência BrasilDestaque

Mais de 2,1 milhões de inscritos no Concurso Nacional Unificado devem apresentar documento de identidade na entrada da prova.

No próximo domingo, dia 18, mais de 2,11 milhões de participantes do Concurso Nacional Unificado (CNU) terão que apresentar um documento de identidade válido, original e com foto na entrada da sala de prova. As provas do CNU serão realizadas em 228 cidades de todas as unidades da Federação.

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), responsável pela coordenação do concurso, destaca a obrigatoriedade do documento de identificação original, descartando cópias em papel, mesmo que autenticadas em cartório, e fotografias do documento.

Uma novidade permitida para a identificação pessoal são os documentos digitais, tais como o e-Título, a CNH Digital e o RG digital, os quais devem ser apresentados nos respectivos aplicativos oficiais ou pela Carteira de Documentos Digitais do portal Gov.br ou aplicativo com o mesmo nome.

O CNU, também conhecido como “Enem dos Concursos”, é a primeira edição de um processo que centraliza os processos seletivos para contratação de servidores públicos federais. Este modelo unificado tem como objetivo agilizar a contratação de servidores, reconstruindo a capacidade dos órgãos após a perda de 73 mil servidores nos últimos seis anos.

A seleção no CNU será responsável por escolher 6.640 servidores para 21 órgãos públicos federais. As provas contarão com questões objetivas específicas e dissertativas, por área de atuação, e serão aplicadas em dois turnos no próximo domingo, com horários de abertura e fechamento dos portões de acordo com o horário de Brasília.

Os locais de aplicação das provas já estão disponíveis para consulta no site oficial do concurso. O MGI recomenda que os candidatos levem o Cartão de Confirmação de Inscrição no dia da prova para consultar informações atualizadas sobre o local, horários e sala de realização do exame.

A divulgação dos resultados finais está prevista para o dia 21 de novembro, com a convocação para posse dos aprovados e realização de cursos de formação programados para iniciar em janeiro de 2025. Mais informações sobre o cronograma completo do concurso podem ser encontradas no site oficial do Governo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo