DestaqueSenado Federal

Alteração no Plano de Preservação de Brasília será debatida em audiência na Comissão de Meio Ambiente do Senado.







Discussão sobre Alteração do Plano de Preservação do Conjunto Urbanístico de Brasília

Comissão de Meio Ambiente do Senado debate impactos da proposta de alteração do Plano de Preservação de Brasília

No próximo dia 26, a partir das 9h, a Comissão de Meio Ambiente do Senado (CMA) irá discutir os impactos da proposta de alteração do Plano de Preservação do Conjunto Urbanístico de Brasília. A presidente do colegiado, senadora Leila Barros (PDT-DF), solicitou o debate, que foi aprovado nesta quarta-feira (19) por meio do requerimento de audiência pública (REQ 30/2024-CMA).

Leila Barros ressaltou a importância do tema, destacando que em março o governo do Distrito Federal enviou um projeto de lei complementar para alterar o plano de preservação da cidade. Segundo a senadora, as mudanças propostas visam a atualização das regras de ordenamento das áreas que compõem o Conjunto Urbanístico de Brasília, bem como as normas de uso e ocupação do solo.

Preservação do Patrimônio da Humanidade

O Conjunto Urbanístico de Brasília possui o título de patrimônio da humanidade e é tombado nos âmbitos federal e distrital, o que impõe regras específicas para sua ocupação. Leila Barros alertou para o risco de alterações no plano de preservação que poderiam comprometer a identidade da cidade, como a destinação de uma extensa área verde para atividades como acampamento, comércio e restaurantes.

Terrenos de Marinha

Além do debate sobre o Plano de Preservação, a CMA também irá discutir a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 3/2022, conhecida como PEC das Praias, que trata dos terrenos de marinha. A senadora Leila Barros apresentou o REQ 31/2024/CMA para solicitar uma audiência pública sobre o assunto, que foi aprovado nesta quarta-feira.

A PEC das Praias já foi aprovada na Câmara dos Deputados e está em análise na Comissão de Constituição e Justiça do Senado. A data da audiência para essa discussão ainda será definida.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo