XIX Rio Harp Festival 2024 homenageia a África com grandes artistas internacionais em uma programação eclética e interativa.


Entre 1º e 31 de julho, o Rio recebe o XIX Rio Harp Festival 2024, maior festival de harpas do mundo e único no Brasil. A grande homenageada dessa edição será a África, com harpista sul-africano Kobie de Plessis atuando na abertura e no encerramento do “Vozes da África”, que também contará com as participações das harpistas africanas Kora e Kamale N´Goni, além de percussionistas da região. O festival terá apresentações em São Paulo, Brasília, além de cidades europeias e Caribe. A entrada é franca.
A programação abrange harpa tradicional, koto japonês e harpas africanas, árabes e indianas. O público poderá assistir à apresentações interativas de músicos de diferentes continentes, com crianças e adolescentes de favelas cariocas.
Criador e diretor do projeto, Sergio da Costa e Silva destaca que os artistas selecionados para o festival provêm de regiões onde o instrumento é culturalmente relevante. Costa e Silva destaca ainda que, na apreciação de atrações, também são selecionados vários tipos de harpas, para que o público tenha uma boa informação sobre o instrumento.
O trabalho realizado, segundo ele, coloca “Brasil no circuito mundial do instrumento dando continuidade…
Com quase duas décadas de realização, o XIX Rio Harp Festival integra o consagrado projeto Música no Museu, possuindo o maior número de atrações de um festival internacional de harpas.
Informações: www.musicanomuseu.com.br / www.rioharpfestival.com.br.
Serviço: Rio de Janeiro
XIX RioHarpFestival (1 a 31 de julho2024)