
Dezenas de soldados norte-coreanos cruzam a fronteira com o Sul
Nesta terça-feira (18), dezenas de soldados norte-coreanos foram vistos cruzando brevemente a fronteira fortemente fortificada com o Sul. Segundo informações do Exército de Seul, os soldados recuaram após disparos de advertência e explosões de minas terrestres feriram tropas de Pyongyang na área.
Esse incidente marca o segundo envolvendo tropas norte-coreanas em duas semanas. O Estado-Maior Conjunto de Seul afirmou que acredita que tanto o cruzamento desta terça-feira quanto o ocorrido em 9 de junho foram acidentais.
Vale ressaltar que as duas Coreias permanecem tecnicamente em guerra, uma vez que o conflito entre elas de 1950-1953 terminou em um armistício e não em um tratado de paz. A zona desmilitarizada e a linha de controle que dividem a península são consideradas um dos lugares mais fortemente minados do mundo.
O clima de tensão entre as Coreias sempre gera preocupação internacional, uma vez que qualquer incidente na região pode desencadear uma escalada de hostilidades. As autoridades locais e organismos internacionais estão atentos para evitar uma potencial crise.