Plenário aprova projeto que institui o Dia Nacional do Hematologista e do Hemoterapeuta, a ser comemorado em 29 de outubro

No dia 18 de dezembro, o Plenário do Congresso Nacional aprovou de forma unânime o projeto de lei que estabelece o Dia Nacional do Hematologista e do Hemoterapeuta, a ser celebrado anualmente em 29 de outubro. O PL 3.466/2023 agora aguarda a sanção presidencial para entrar em vigor.
A escolha da data de 29 de outubro remete à fusão histórica ocorrida em 2008 entre a Sociedade Brasileira de Hematologia e o Colégio Brasileiro de Hematologia, que resultou na criação da Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (ABHH), entidade representativa da maioria dos hematologistas do país.
Durante a sessão de votação do projeto, a senadora Zenaide Maia destacou a relevância do trabalho desempenhado pelos hemoterapeutas no cuidado de pacientes com doenças do sangue, como as leucemias.
“São profissionais médicos com uma importância vital, dedicados a preservar a vida. É mais do que justo prestarmos essa homenagem a esses indivíduos que lutam pela vida plena dos pacientes”, afirmou a senadora.
O projeto de lei, de autoria do deputado Celso Russomanno (Republicanos-SP), foi relatado pela senadora Zenaide Maia (PSD-RN). Após ser aprovado na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) em maio, o texto seguiu para apreciação e aprovação pelo Plenário do Congresso.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)