DestaqueUOL

Paraná participa de evento internacional sobre defesa civil no Japão em busca de novas estratégias e tecnologias de prevenção de desastres.





Paraná Participa de Evento Internacional sobre Defesa Civil no Japão

O Paraná está representando o Brasil em um evento internacional de grande relevância para a área da defesa civil. Acontecendo esta semana, em Himeji, no Japão, o encontro teve início nesta segunda-feira (17) e seguirá até sexta-feira (21). O Governo do Estado enviou dois profissionais da Coordenação Estadual de Defesa Civil, o capitão Marcos Vidal e o cabo Haenz Erik Denk, para participarem de debates e palestras sobre diversos temas, como comunicação de riscos, metodologias de avaliação e o uso de novas tecnologias, incluindo inteligência artificial.

continua após publicidade

O evento reúne palestrantes de vários países, que compartilham experiências em diferentes áreas da defesa civil. O capitão Marcos Vidal afirmou: “Vamos acompanhar o maior número de palestras e diálogos possível, para que possamos trazer essas experiências para o Paraná”.

Além disso, ele ressaltou a importância dessas trocas de experiências e contatos proporcionados por eventos como este. “Podemos conhecer pessoas, receber e apresentar conhecimentos. É uma oportunidade para mostrar o trabalho do Paraná na área também”, complementou.

Uma das boas práticas do estado do Paraná é o método Detecta, utilizado para avaliação de riscos associados a deslizamentos. Essa metodologia tem auxiliado o estado a melhorar a confiabilidade dos diagnósticos, tanto na prevenção quanto na resposta a desastres. Outra experiência bem-sucedida é o Sistema Informatizado de Defesa Civil do Paraná (SISDC), desenvolvido para facilitar a gestão estadual de desastres.

continua após publicidade

O programa Brigadas Escolares – Defesa Civil na Escola, também implementado no Paraná, tem se destacado como uma prática eficaz na disseminação de uma cultura de prevenção e preparação em ambientes escolares.

O coordenador estadual da Defesa Civil, coronel Fernando Schunig, ressaltou a importância de participar de eventos internacionais como este. “Temos visto muitos desastres no Brasil e no mundo, e estar inserido nos eventos que trazem as experiências mais atuais para lidar com as consequências destes fenômenos, e que dão certo, é o caminho para darmos cada vez mais segurança para a população”.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo