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Ingresso de estudantes de escolas públicas e PPI na USP atinge mais de 55% em 2024, revela análise dos processos seletivos.

A Universidade de São Paulo (USP) recebeu mais de 55% de ingressantes em 2024 vindos de escolas públicas, autodeclarados pretos, pardos e indígenas (PPI), através da Fuvest, Enem USP e Provão Paulista. Dos 10.753 estudantes que conseguiram uma vaga, 55,4% cumpriram o ensino médio exclusivamente em escolas públicas, sendo que 27,6% desses são autodeclarados PPI. Esse índice representou um aumento em relação ao ano anterior, que contava com 54,1% e 27,2%, respectivamente.

A primeira edição do Provão Paulista ofereceu 1,5 mil vagas para a USP, sendo que quase 400 mil candidatos se inscreveram e 260 mil realizaram as provas. Dentre as vagas destinadas a essa modalidade, 1.365 foram preenchidas, mostrando a importância desse exame para a inclusão de estudantes de escolas públicas na universidade. O reitor da USP, Carlos Gilberto Carlotti Junior, ressaltou a relevância do Provão Paulista ao aproximar a instituição do ensino público e proporcionar novas oportunidades aos alunos.

O pró-reitor de Graduação, Aluísio Augusto Cotrim Segurado, destacou que uma das mudanças que contribuíram para o aumento de ingressantes de escolas públicas e PPI foi a alteração na convocação dos estudantes inscritos para as políticas afirmativas em 2023. Com essa nova sistemática, os candidatos concorreram primeiramente às vagas da Ampla Concorrência, seguidas das vagas para Escola Pública e PPI. Essa modificação resultou na aprovação de 118 candidatos autodeclarados PPI pela Ampla Concorrência e 726 pela reserva de vagas para Escola Pública.

O pró-reitor adjunto de Graduação, Marcos Garcia Neira, ressaltou a importância de observar que muitos candidatos, apesar de serem egressos de escolas públicas e autodeclarados PPI, optaram por disputar vagas de ampla concorrência, ao invés de concorrerem nas políticas afirmativas. Esse fenômeno evidencia a diversidade de perfis dos estudantes que buscam uma vaga na USP e a importância de políticas de inclusão para promover a igualdade de oportunidades no acesso ao ensino superior.

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