Fiscalização interdita sete ferros-velhos irregulares em Jardim Sulacap, Rio de Janeiro, em operação coordenada pelo Detran.RJ.

Operação Desmonte interdita sete ferros-velhos no Jardim Sulacap
Foto: Divulgação
Na manhã desta terça-feira (18/06), a força-tarefa coordenada pelo Detran.RJ interditou sete ferros-velhos que operavam irregularmente no Jardim Sulacap, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. A Operação Desmonte, como é chamada, constatou que os estabelecimentos não possuíam licença para funcionar e não apresentaram documentos fiscais das peças encontradas no local. Além disso, dois estabelecimentos estavam fechados e não puderam passar pela vistoria.
Os responsáveis pelos ferros-velhos, localizados na Estrada do Catonho, foram notificados e terão um prazo de 30 dias para apresentar as notas fiscais dos produtos. Caso não cumpram com as exigências, todo o material será apreendido e encaminhado para empresas de reciclagem credenciadas pelo departamento. A Operação Desmonte tem como objetivo combater o roubo e furto de veículos, assim como a comercialização de peças ilegais.
Em uma das inspeções realizadas no ferro-velho Geiza Autopeças, os agentes se depararam com um ambiente inusitado, com um salão de festas na entrada. O interior do estabelecimento abrigava diversas salas com peças automotivas, como para-choques, faróis e capôs, além de sucatas. O proprietário, Maurício Pereira dos Santos, afirmou que as peças estavam temporariamente no local por conta de obras em outro imóvel, mas não apresentou documentação fiscal, resultando na interdição do estabelecimento.
Desde o início da Operação Desmonte em agosto do ano passado, 17 ações de fiscalização foram realizadas em ferros-velhos, resultando no fechamento de 41 estabelecimentos irregulares. Cerca de 700 toneladas de sucatas foram apreendidas, além da recuperação de centenas de motores roubados e a prisão de dez pessoas envolvidas em atividades ilegais.
Além de fiscalizar os estabelecimentos, o Detran.RJ orienta os proprietários a se credenciarem junto ao órgão para operarem de forma correta. O cadastro pode ser feito no site oficial do departamento, na seção Desmonte, onde é necessário preencher um formulário e fornecer os documentos exigidos. Uma vistoria técnica será realizada para verificar a adequação das instalações.
Publicidade
Receba notícias no WhatsApp