
Aracaju
A partir da próxima sexta-feira (21), a Globo promoverá o Festival LED, que contará com um espaço dedicado ao aprendizado sobre jornalismo. Apresentadores renomados como Caco Barcellos, Andréia Sadi e Pedro Bassan compartilharão suas experiências e darão dicas para aqueles que desejam ter sucesso na área.
O evento é fruto de uma parceria com a Academia do Jornalismo, um projeto interno do Jornalismo da Globo que visa capacitar e treinar profissionais por meio de encontros, palestras e trocas de conhecimento quinzenais.
No sábado (22), Andréia Sadi, Caco Barcellos, Pedro Bassan e Lilian Ribeiro ministrarão a masterclass “Academia do Jornalismo: aprimorando a arte de contar histórias reais” no auditório do Museu de Arte do Rio.
Sob a mediação de Fatima Baptista, gerente de inovação e projetos especiais do Jornalismo Globo, o público terá a chance de aprender sobre técnicas de reportagem de rua, formatação, obtenção de furos jornalísticos, escuta ativa e muito mais. Já na sexta-feira (21), a apresentadora do Jornal da Globo, Renata Lo Prete; a jornalista e colunista do jornal O Globo, da rádio CBN e apresentadora da TV Cultura, Vera Magalhães; e o jornalista, ativista e fundador do Voz das Comunidades, Renê Silva, participarão do painel “O papel do jornalismo contra a desinformação”, que terá a jornalista Natuza Nery como mediadora.
No auditório do Museu do Amanhã, os profissionais debaterão aspectos essenciais que vão desde a grande mídia até o jornalismo comunitário, como relevância, agilidade, imparcialidade, regulação e educação midiática.
O Festival LED: Luz na Educação é uma iniciativa da Globo e da Fundação Roberto Marinho, em parceria com a Editora Globo, cujo objetivo é promover transformações por meio da educação. Angela Davis, uma renomada filósofa, marcará presença no evento. Algumas mesas de discussão serão transmitidas pelo Globoplay para não assinantes do serviço de streaming.