DestaqueUOL

Defesa Civil em alerta: temperatura em São Paulo pode chegar a 13°C pela manhã e 29°C à tarde, maior registro para junho.







Previsão do tempo em São Paulo

Temperaturas extremas marcam a previsão do tempo em São Paulo

No início desta terça-feira (18), a Defesa Civil municipal em São Paulo emitiu um alerta de estado de atenção devido à possibilidade de temperaturas e sensação térmica de 13°C, ou até mais baixas, nos bairros mais afastados da região central. Por outro lado, à tarde, a cidade pode registrar o dia mais quente para um mês de junho.

Segundo previsão do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a máxima para hoje poderá alcançar os 29°C, com uma mínima em torno de 16°C. Vale ressaltar que o recorde de temperatura mais alta para o mês de junho em São Paulo aconteceu em 8 de junho de 1992, com 28,8ºC registrados na estação meteorológica no Mirante de Santana, na zona norte da cidade.

Essa variação brusca de temperatura, com frio pela manhã e calor à tarde, é resultado da presença de um bloqueio atmosférico, uma massa de ar seco que tem predominado sobre o centro do país nas últimas semanas, inibindo a formação de nuvens.

De acordo com o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), a cidade de São Paulo teve regiões, como Capela do Socorro e Marsilac, na zona sul, registrando 12°C nesta segunda-feira (17). Enquanto isso, a estação meteorológica do Mirante de Santana marcou 28,6ºC no meio da tarde, com projeção de atualização manual dos dados à noite.

O CGE alerta para a combinação da falta de chuva e baixos índices de umidade, características comuns nessa época do ano que contribuem para a piora da qualidade do ar nos grandes centros urbanos.

A umidade relativa do ar em São Paulo permanecerá baixa, com valores próximos ou ligeiramente abaixo dos 30% durante as horas mais quentes do dia, níveis prejudiciais à saúde de acordo com a OMS.

Com a chegada do inverno prevista para a próxima sexta-feira (21), a capital paulista continuará tendo dias frios pela manhã, quentes à tarde e amenas à noite. Para quarta-feira (19), a mínima esperada é de 15°C, podendo ser ainda mais baixa em áreas afastadas, com máxima de 28°C à tarde. O mesmo padrão se repete para quinta-feira (20).


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo