DestaqueUOL

Arthur Lira coloca presidente Lula em enrascada ao aprovar tramitação de PL do aborto em regime de urgência, afirma Kennedy Alencar.





Artigo sobre a Enrascada de Lula com o PL do Aborto

O jornalista Kennedy Alencar destaca a polêmica envolvendo o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo Kennedy, Lira teria buscado colocar Lula em uma situação delicada ao aprovar a tramitação do Projeto de Lei do aborto em regime de urgência.

De acordo com Kennedy, Lira teria agido com a intenção de criar um embaraço para Lula, uma vez que o autor do projeto, Sóstenes Cavalcante, expressou publicamente seu desejo de testar a posição do ex-presidente em relação ao aborto. Essa atitude desagradou Lula, seus ministros e assessores, que interpretaram como uma tentativa de pressionar o ex-presidente.

Para Kennedy, Lira teria colocado Lula em uma posição delicada ao submeter a votação um tema sensível como o aborto, sabendo da postura conservadora do ex-presidente em relação ao assunto. O jornalista ressalta que, no Brasil, o tema é frequentemente utilizado como um elemento de guerra cultural e debate religioso, em vez de ser tratado como uma questão de saúde pública.

Na visão do jornalista, Lira estaria usando o projeto de lei como uma ferramenta para agradar a extrema direita e pressionar Lula a apoiar seu candidato à sucessão da Câmara dos Deputados. Kennedy acredita que Lira estaria enviando uma mensagem a Lula, sugerindo que, caso não apoiasse seu candidato, teria problemas. Isso diminuiria a possibilidade de Lula confiar a sucessão de Lira ao próprio Lira. Kennedy Alencar, colunista do UOL.

O programa Análise da Notícia vai ao ar às terças e quartas, às 13h e às 14h30.

Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo